???global.info.a_carregar???
Paula Cristina Rodrigues Miranda. Completed the Doutoramento in Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação in 2017 by ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Mestrado in Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores in 2009 by Universidade de Coimbra and Licenciatura in Engenharia Electrotécnica in 1992 by Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Membro do Conselho Pedagógico in Instituto Politécnico de Setúbal, Coordenadora de Curso - CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (TPSI) in Instituto Politécnico de Setúbal and Membro Integrado do RESILIENCE - Center for Regional Resilience and Sustainability in Instituto Politécnico de Setúbal. Published 7 articles in journals. Has 13 section(s) of books and 4 book(s). Participates and/or participated as Researcher in project(s). Works in the area(s) of Engineering and Technology with emphasis on Electrotechnical Engineering, Electronics and Informatics, Exact Sciences with emphasis on Computer and Information Sciences with emphasis on Information Science and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 54 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: TIC- Tecnologias da informação e comunicação; Sistemas de informação; Aprendizagem; Web 2.0; Análise crítica; Estratégias de sucesso; Modelos de equações estruturais; Web 3.0; Critical success factors (CSF); Framework; Information systems; UTAUT; Structural equations model (SEM); Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Tecnologia educacional; Ensino superior; Jogos instrucionais; Kahoot; Trabalho em equipa; Avalição entre pares; Dinâmica de grupo; Trabalho colaborativo; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Cristina Rodrigues Miranda

Nomes de citação

  • Miranda, Paula Cristina Rodrigues
  • Miranda, P.
  • Miranda, Paula
  • Paula Miranda

Identificadores de autor

Ciência ID
671F-0D66-044E
ORCID iD
0000-0002-5327-1598
Scopus Author Id
23397974600

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2017/04/18
Concluído
Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação (Doutoramento)
Especialização em Ciências e Tecnologias de Informação
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Framework para os Fatores Criticos de Sucesso na Adoção de Sistemas de e-Learnong 3.0" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2009
Concluído
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
"Modelo de Avaliação do Desempenho de Sistemas Periciais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1992
Concluído
Engenharia Electrotécnica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Portugal
15 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/10/01 - 1994/10/01 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/04 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
1995/10 - 2017/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019/09 - Atual Coordenadora de Curso - CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (TPSI) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Membro Integrado do RESILIENCE - Center for Regional Resilience and Sustainability Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - 2023 Membro Integrado do SustainRD - Research Center for Engineering a Sustainable Development Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2019 Investigadora Associada do ISTAR-IUL - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01 - Atual NEXUS Innovation Pact - Green and Digital Transition for Transport, Logistics and Mobility
Investigador
Agência para a Competitividade e Inovação IP
Em curso
2020/04/01 - 2021/09/30 SEU (Services to Empower YOU) – Exploring Interfaces for People with Disabilities
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal
Em curso
2012/05/22 - 2016/05/21 NEW POSSIBILITIES FOR PRINT MEDIA AND PACKAGING – Combining print with digital
COST Action FP1104
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Isaias, Pedro; Miranda, P.; Pifano, Sara. "E-Assessment Systems: An Evaluation Framework from the Perspective of Higher Education Experts". 2023.
    10.1109/siie59826.2023.10423677
  2. Paula Miranda; Miranda, P.; Miranda, Paula. "Learning with the practitioners: Defining and implementing active learning in higher education". Trabalho apresentado em EdMedia + Innovate, 2021.
  3. Miranda, P.; Isaias, Pedro; Pifano, Sara. "E-ASSESSMENT: TOOLS AND POSSIBILITIES FOR ELECTRONIC ASSESSMENT IN HIGHER EDUCATION". 2019.
    10.21125/edulearn.2019.1778
  4. Justino, Júlia; Piteira, Martinha; Miranda, P.; Rafael, Silviano. "Ação de formação para docentes: alinhamento construtivo e técnicas de aprendizagem ativa". 2019.
  5. Miranda, Paula. "Kahoot enquanto ferramenta para a melhoria da experiência pedagógica: o caso da programação orientada a objetos". 2019.
  6. Torre, Maria Luísa; Lopes, Elisabete; Miranda, P.; Justino, Júlia; Macedo, Patrícia; Rafael, Silviano. "Técnicas de aprendizagem ativa aplicadas em unidades curriculares da ESTSetúbal/IPS". 2019.
  7. Torre, Luísa; Miranda, Paula. "Desenvolvimento de projetos interdisciplinares em equipa: avaliação entre pares". 2019.
  8. Miranda, Paula. "Avaliação do Curso Técnico Superior Profissional de Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis em Project Based Learning na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal". Trabalho apresentado em CNaPPES 2018, 2018.
    Publicado
  9. Caeiro, Luísa; Lopes, Elisabete; Miranda, Paula; Justino, Júlia; Macedo, Patrícia; Rafael, Silviano. "Aplicação de técnicas pedagógicas ativas em cursos da área de Ciências de Engenharia e Tecnologias ministrados no Ensino Superior Politécnico". Trabalho apresentado em CNaPPES 2018, 2018.
  10. Isaias, Pedro; Miranda, Paula; Pifano, Sara. "MODEL FOR THE EFFECTIVE IMPLEMENTATION OF WEB 2.0 IN HIGHER EDUCATION FROM THE VIEWPOINT OF THE TEACHERS". Trabalho apresentado em 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.1001
  11. H. Partridge, K. Davis & J. Thomas (Eds.). "Framework for the analysis and comparison of e-assessment systems". Trabalho apresentado em ASCILITE2017, 2017.
    Publicado
  12. Isaias, P.; Miranda, P.; Pifano, S.. "Screen and paper: Competitors or complements?". 2015.
  13. Isaias, P.; Miranda, P.; Pifano, S.. "Digitally literate: Framework for the development of digital literacy". 2013.
  14. Isaias, P.; Miranda, P.; Pifano, S.. "The impact of Web 2.0 adoption in higher education". 2013.
  15. Pedro Isaías; Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Sara Pifano. "Towards an effective e-Learning 2.0". Trabalho apresentado em EDULEARN, Barcelona, 2009.
    Publicado
  16. Pedro Isaías; Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Sara Pifano. "Designing E-Learning 2.0 courses: recommendations and guidelines". Trabalho apresentado em FORMATEX, Badajoz, 2009.
    Publicado
  17. Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Isaias, Pedro; Crisóstomo, Manuel; Pedro Isaías. "Evaluation of Expert Systems: The Application of a Reference Model to the Usability Parameter". Trabalho apresentado em HCI International 2011 Conference, Orlando, Florida, 2009.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-21672-5_12
  18. Isaías, Pedro; Miranda, P.; Pífano, Sara; Pedro Isaías; Sara Pifano. "Critical Success Factors for Web 2.0: A Reference Framework". Trabalho apresentado em International Conference on Human-Computer Interaction, San Diego, 2009.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-02774-1_39
  19. Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Pedro Isaías; Manuel Crisóstomo; Miranda, P.; Isaias, P.; Crisostomo, M.. "Expert Systems Evaluation Proposal". Trabalho apresentado em International Conference on Human-Computer Interaction, Beijing, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. MACEDO, PATRICIA; MADEIRA, RUI NEVES; Miranda, P.; CASTRO, CATARINA; PAQUETE, PATRICIA; FERRADA, FILIPA; SANTOS, PEDRO ALBUQUERQUE. "Services to Empower YOU Interfaces Multimodais Inclusivas numa Plataforma de Serviços para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade". Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (2021): 259. http://dx.doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p259-280.
    10.18764/2447-6498.v7n1p259-280
  2. Isaias, Pedro; Miranda, Paula; Pifano, Sara. "Framing social media and web-based communities within the COVID-19 pandemic: enduring social isolation and subsequent deconfinement". International Journal of Web Based Communities 17 2 (2021): 120. http://dx.doi.org/10.1504/ijwbc.2021.114450.
    10.1504/ijwbc.2021.114450
  3. Isaías, Pedro; Miranda, Paula; Pífano, Sara. "Framework for Web 2.0 implementation in higher education: Experts’ validation". Higher Education Quarterly 75 4 (2020): 648-666. http://dx.doi.org/10.1111/hequ.12295.
    10.1111/hequ.12295
  4. Miranda, Paula; Isaias, Pedro; J Costa, Carlos; Pifano, Sara. "Validation of an e-Learning 3.0 Critical Success Factors Framework: A Qualitative Research". Journal of Information Technology Education: Research 16 (2017): 339-363. http://dx.doi.org/10.28945/3865.
    10.28945/3865
  5. Miranda, Paula; Tiekstra, Sanne; Držková, Markéta; Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Isaías, Pedro; Vehmas, Kaisa; Seisto, Anu. "Attitudes of the European printing industry towards innovative combinations of print and digital". Journal of Print and Media Technology Research Vol. V – No. 2 (89–188), July 2016, p. 159-172. 5 2 (2016): 159-172. http://iarigai.com/publications/journals/2-2016/.
    Publicado • 10.14622/JPMTR-1604
  6. Isaías, Pedro; Miranda, Paula Cristina Rodrigues; Pífano, Sara. "An Empirical Study on Computer and Paper Based Resources: are they Competitive or Complimentary Means?". International Journal of Computer Science and Information Systems 10 2 (2015): 129-144. http://www.iadisportal.org/ijcsis/papers/2015180209.pdf.
    Publicado
  7. Isaías, P.; Miranda, P.; Pifano, S.. "An empirical study on computer and paper based resources: are they competitive or complimentary means?". IADIS International Journal On Computer Science and Information Systems (2015): http://www.iadisportal.org/ijcsis/.
Capítulo de livro
  1. Miranda, P.; Silviano Rafael; Júlia Justino. "Transitioning the Teaching/Learning Process to Online Environment During the COVID-19 Pandemic". 653-660. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-93904-5_65
  2. Paula Miranda; Pedro Isaías; Sara Pifano. "How Innovative Technologies Are Improving the Delivery of E-Assessment in Higher Education". 137-161. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-7998-8661-7.ch006
  3. Pedro Isaias; Paula Miranda; Sara Pífano. "Practice From Implementing Web 2.0 Tools in Higher Education". 2022.
    10.4018/978-1-7998-6878-1.ch005
  4. Pedro Isaias; Miranda, P.; Sara Pifano. "Are Learning Theories Being Used to Support the Implementation of Learning Technologies Within Higher Education? A Systematic Review". 445-460. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-05657-4_32
  5. Sara Pífano; Pedro Isaias; Paula Miranda. "Successful Implementation of Web 2.0 in Non-Profit Organisations". In A Case Study. 2021.
    10.4018/978-1-7998-3756-5.ch019
  6. Isaias, Pedro; Miranda, Paula; Pífano, Sara. "Higher Education and Web 2.0: Barriers and Best Practices From the Standpoint of Practitioners". In Advanced Web Applications and Progressing E-Learning 2.0 Technologies in Higher Education, 103-127. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-7435-4.ch006
  7. Miranda, P.; Isaias, Pedro; Pifano, Sara. "Digital Literacy in Higher Education". In Learning and Collaboration Technologies. Learning and Teaching, 71-87. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-91152-6_6
  8. Miranda, Paula; Isaias, Pedro; Pífano, Sara. "Higher Education Students' Perceptions of Positive and Negative Effects of Social Networking in Portugal". In Lecture Notes in Social Networks, 111-127. Springer International Publishing, 2015.
    10.1007/978-3-319-17716-8_8
  9. Miranda, P.; Miranda, Paula; Miranda, Paula Cristina Rodrigues. "Higher Education: the Incorporation of Web 2.0". In Perspectives on Social Media: A Yearbook, 101-107. New York/Oxon, Estados Unidos: Routledge, 2015.
    Publicado
  10. Isaías, Pedro; Pífano, Sara; Miranda, Paula. "Higher Education and Web 2.0: Theory and practice". In E-Learning 2.0 Technologies and Web Applications in Higher Education, 88-106. IGI Global, 2014.
    10.4018/978-1-4666-4876-0.ch005
  11. Isaías, Pedro; Pífano, Sara; Miranda, Paula. "Subject Recommended Samples: Snowball sampling". In Information Systems Research and Exploring Social Artifacts, 43-57. IGI Global, 2013.
    10.4018/978-1-4666-2491-7.ch003
  12. Isaías, Pedro; Pífano, Sara; Miranda, Paula. "Web 2.0: Harnessing democracy's potential". In Public Service, Governance and Web 2.0 Technologies, 223-236. IGI Global, 2012.
    10.4018/978-1-4666-0071-3.ch014
  13. Isaías, Pedro; Pífano, Sara; Miranda, Paula. "Social Network Sites: Modeling the new business-customer relationship". In Social Networking and Community Behavior Modeling, 248-265. Hershey, PA: IGI Global, 2011.
    10.4018/978-1-61350-444-4.ch014
Edição de livro
  1. Miranda, Paula; Pedro, Isaías. Proceedings of the International Conferences Applied Computing & WW/Internet 2023. 2023.
    Publicado
  2. Miranda, Paula; Flávia Maria Santoro; Cristiano Costa. Atas das Conferências Ibero-Americanas Computação Aplicada e WWW/internet 2023. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Miranda, Paula; Cristiano Costa; Flávia Maria Santoro. Atas das Conferências Ibero-Americanas Computação Aplicada e WWW/internet 2021. 2023.
    Publicado
  4. Miranda, Paula; Cristiano Costa; Flávia Maria Santoro. Atas das Conferências Ibero-Americanas Computação Aplicada e WWW/internet 2022. 2022.
    Publicado
  5. Justino, Julia; Piteira, Martinha; Miranda, Paula; Baptista, Ricardo; Rafael, Silviano. Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2019: Metodologias, técnicas ativas e tecnologias emergentes (livro de resumos). Portugal. 2019.
    Publicado • https://doi.org/10.60546/k9ap-s543
  6. Joaquim Filipe; Bernadette Sharp; Miranda, Paula. Enterprise Information Systems III. Springer - Kluwer Academic Publishers. 2002.
    Editor
  7. Miranda, Paula; Bernadette Sharp; Joaquim Filipe; Pakstas, A. ICEIS 2001 - International Conference on Enterprise Information Systems. Portugal. 2001.
    Editor
Resumo em conferência
  1. Miranda, P.. "Experiências Pedagógicas Na Aplicação De Project Based Learning e Inquiring Based Learning". Trabalho apresentado em Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Miranda, Paula Cristina Rodrigues. "Framework para os fatores críticos de sucesso na adoção de sistemas de e-learning 3.0". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10071/14497.
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - Atual International Conference on Digital Transformation and Innovation Management (Program Co-Chair)
2023 - Atual International Conference on Applied Computer (Conference & Program Chair)
2021 - Atual Conferência Ibero Americana WWW/Internet (Program Chair da Conferência)
2020 - Atual Conferência Ibero Americana Computação Aplicada (Program Chair da Conferência)
2018 - Atual International Conference on e-Learning
2017 - 2020 Conferência Ibero Americana WWW/Internet (Co-Chair da Conferência)
2017 - 2019 Conferência Ibero Americana Computação Aplicada (Co-Chair da Conferência)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Journal of Electronic Commerce in Organizations (1539-2937) IGI Global
2019 - Atual International Journal of Information and Education Technology (2010-3689)
2017 - Atual Interactive Technology and Smart Education (1741-5659) Emerald

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1999 - Atual ACM - Association for Computing Machinery
1992 - Atual Ordem dos Engenheiros

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/01 - Atual Membro da Comissão de Autoavaliação do Ciclo de Estudo em Funcionamento (ACEF 2024/2025), do curso de Engenharia Informática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2023 - Atual Membro da Comissão Eventual para a Criação do Modelo Pedagógico da ESTSetúbal/IPS. Esta comissão tem como competências o planeamento de atividades e implementação do Modelo Pedagógico e de todos os procedimentos relacionados. Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2019 - Atual Membro do juri da Comissão de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal